História

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPETeCS) surgiu como resultado da parceria entre o Projeto de Extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com os Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital, uma iniciativa da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

A cooperação, realizada nos anos de 2012 e 2013 e que se estende até hoje, se formou para aprofundar as diversas questões que despontavam durante as pesquisas e ações produzidas pelos integrantes dos pontos de contato entre os grupos.

Atualmente, os participantes se reúnem – de forma presencial ou virtual – a cada 15 dias para a elaboração e o debate de temas relevantes para o entendimento e o impacto na e para a realidade que se apresenta. Dessa forma, pretende produzir e difundir conhecimentos como foco nos principais campos de saberes. Entre outras atividades, o grupo fez a leitura aprofundada de autores como Bakhtin, Latour, Michel de Certeau, Milton Santos, Peter Burke, Eric Raymond, Roger Silverstone, Mauro Wolf e demais pensadores.

O NEPETecs participa, desde 2017, da Pesquisa Juventudes e Brasil com a coordenação da UFSCar e parcerias com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Trata-se de uma pesquisa aprovada pelo CNPq que se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2017. Com a presença do NEPETeCS abriu-se mais um núcleo temático – Juventude, Comunicação e Tecnologias.

Com a entrega do Laboratório de Pesquisas em Ciências Humanas e Educação (LEPECHE), do FINEP 4, em meados de 2019, o NEPETeCS passou a ter um espaço mais regular para seu grupo de estudos e para produção e pesquisas em tecnologia, cultura e sociedade. Sob a responsabilidade de dois docentes do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), o LEPECHE conta com equipamentos para a produção multimídia e dispõe de salas para os grupos de pesquisa, assim como um Estúdio de Educomunicação, sob a responsabilidade da proponente de reinclusão do NEPETeCs como grupo oficial do CNPq.

Além das atividades de extensão realizadas pelos eventos, o grupo foi o motivador da criação do Programa de Extensão Tecnologia, Cultura e Sociedade (2013), sob o qual se realizaram 51 atividades de extensão, alcançando cerca de 27 mil pessoas. Embora não esteja diretamente ligado ao NEPETeCs, acreditamos que a criação do Programa, inspirado no grupo, contribui para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e estensão, por abrigar atividades extensionistas ligadas aos temas também de interesse do Núcleo.