Não verás país nenhum

O encontro dos pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) marcou o início dos trabalhos que serão desenvolvidos a partir da leitura do livro “Não verás país nenhum”, do contista, romancista, jornalista brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Lopes Brandão.

Entre as discussões que permearam a reunião, estão temas como questões ambientais, controle da comunicação, a mediocridade governamental, falsificação da história, controle da memória, desmoralização da ciência e a crise da democracia. O autor, na obra, questiona se vale a pena resistir. Uma pergunta constante nos dias atuais diante do caos e dos constantes desequilíbrios que vivemos. 

Com uma vida urbana cada vez mais se deteriorando, as cidades passam a apontar um acúmulo de tudo que é contrário ao processo democrático, ampliando ainda mais a sensação de desordem no cotidiano. 

Além disso, muitos outros pontos sobre o início do livro foram e continuarão sendo abordados nos próximos encontros do núcleo ampliando os debates sobre as cidades.

Especial com Gabriela Bruschini Grecca

Com o objetivo de aprofundar a leitura sobre o livro, o NEPeTeCS e o Comunica realizarão um encontro com Gabriela Bruschini Grecca no próximo dia 27 de abril. A convidada é doutora em Estudos Literários (UNESP),  professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Divinópolis),  Líder do Núcleo de Estudos do Romance (NER/CNPq). 

Grabriela nos trará os conceitos de utopia, distopia e anti-utopia e suas relações com a literatura, assim como nos mostrará seus estudos sobre a obra  de Ignacio de Loyola Brandão.

Não verás país nenhum
Tagged on:                         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *