Pesquisador defende dissertação

Defesa do pesquisador do NEPeTeCS, Eduardo Gomes Vasques.

No último dia 02, o discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Sorocaba), Eduardo Gomes Vasques, defendeu sua dissertação de mestrado. Entre os docentes convidados, estavam o Professor Doutor Márcio Gatti, também da UFSCar e a professora Doutora Luciana Conrado, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Orientando pelo Professor Doutor Dalton Lopes Martins e coorientado pela Professora Doutora Teresa Melo, ambos docentes do programa, o estudante e também pesquisador convidado do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) apresentou e foi aprovado com a pesquisa “Desafios metodológicos em pesquisa no Instagram durante a pandemia do COVID-19 no Brasil”

A proposta inicial do pesquisador era, em um contexto inédito de pandemia e crescimento da adoção e uso de plataformas digitais, em especial o Instagram, analisar a exposição dos indivíduos dentro deste cenário relacional. No aprofundamento e imersão no tema, entretanto, novas descobertas provocaram um deslocamento na rota de investigação e apresentaram uma nova forma de olhar para o objeto, especialmente no que diz respeito aos aspectos metodológicos utilizados para realizar pesquisa nessa rede social digital. 

Passou, então, a abordar os desafios técnicos e legais impostos que colocam a coleta e tratamento de dados nestas plataformas em xeque a partir de muitos entraves que esbarram, ainda em características éticas e regulatórias. O cientista identificou  muitos entraves, como barreiras impostas pelos termos de uso da plataforma, bem como incongruências ou lacunas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que ou inviabilizam ou que comprometem a integridade da investigação em virtude de aspectos de governança de informação. Além disso, propõe, ainda, um roteiro que pode auxiliar pesquisadores a investigarem temas nessas plataformas no futuro. 

Em breve, o estudo estará disponível no Sistema de Biblioteca da UFSCar (SIBi-UFSCar).

Pesquisador defende dissertação
Tagged on:                 

One thought on “Pesquisador defende dissertação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *